segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Geociências são fundamentais às políticas públicas

Referência: Release de abertura
Disparado em: 22h34 de 26.09.10


A pesquisa científica como contribuição para as políticas públicas foi o foco do discurso de autoridades das Geociências no país, que estão reunidas em Belém até o dia 1º de outubro, no 45º Congresso Brasileiro de Geologia - “Desenvolvimento e Mudanças Globais: a Importância das Geociências”, evento que já é considerado um marco na história da Geologia nacional. A cerimônia de abertura do evento ocorreu neste domingo, dia 26, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com premiação dos geólogos que se destacaram em 2009 e 2010. “Esse congresso é uma oportunidade de permitir e estimular debates sobre a atuação do geocientista no desenvolvimento nacional, e formular documentos que possam influenciar positivamente as políticas de Estado”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Geologia, Herbet Conceição.  O congresso inscreveu 1.9000 trabalhos, e envolverá cerca de 3 mil pessoas na programação.

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação, do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, que esteve representando o ministro Márcio Zimmerman, destacou que a Geologia forneceu importantes contribuições à infraestrutura nacional, inclusive em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “Os gestores públicos consideraram o conhecimento dos geólogos como fundamental na construção de pontes, estradas e outras grandes obras realizadas no país”, afirma Scliar. Ele ressaltou ainda que a gestão moderna dos bens minerais, que são patrimônio federal, conforme previsto na Constituição, assim como o esforço científico para a descoberta de novas grandes jazidas, e o perfil ambiental dos geocientistas, cada vez mais preocupados com o desenvolvimento sustentável aliado ao crescimento econômico, são algumas conquistas da categoria nas últimas décadas.

Ainda sobre papel do geocientista no contexto econômico, o diretor geral do Departamento Nacional de produção Mineral (DNPM), Miguel Cedraz Nery, fez comparações do atual cenário com aquele da realização do último congresso brasileiro da categoria, em 2008. “Estávamos no início de uma crise econômica internacional, em que houve demissão de equipes de geólogos em todo o país. Mas iniciativas do governo, como a desoneração fiscal de veículos de linha branca, foram primordiais para a retomada de bens minerais para bens de consumo duráveis”, analisa Miguel. Assim, ele considera que o mercado para os profissionais da área está em franca expansão. “As pesquisas do grupo de geocientistas da UFPA deu a visibilidade institucional, que nos torna hoje um importante gerador de recursos humanos no Brasil”, resume o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy.
Na solenidade, os geocientistas foram representados por Fernando Flávio Marques de Almeida, um dos fundadores da SBG, em 1945, e da Revista Brasileira de Geociências, da qual é ainda editor chefe,uma ferramenta que marcou a atuação da categoria na década de 70, como veículo para publicações científicas.


Na segunda-feira, dia 27, o destaque da programação será a conferência magna "A Amazônia se transforma: para o bem ou para o mal?”, às 11h40, a ser proferida pelo presidente de honra do 45º CBG, Breno Augusto dos Santos, geólogo descobridor dos depósitos de ferro de Carajás, em 1967, e atualmente é consultor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na avaliação de projetos da Vale, em Carajás.


O 45º CBG contará com intensa programação com  Minicursos, Simpósios Temáticos, Sessões Técnico-Científicas, Fóruns Especiais, Conferências Plenárias, Mesas Redondas, Reuniões Gerais e Lançamento de Livros Técnicos, com a participação dos mais importantes nomes das Geociências. Além disso, contará ainda com a EXPOGEO 2010, uma feira de produtos e serviços relacionados à área das Geociências, cuja visitação será aberta e gratuita a todos.


SUGESTÃO DE PAUTA - Segunda-feira, dia 27, o destaque da programação será a conferência magna "A Amazônia se transforma: para o bem ou para o mal?”, às 11h40, a ser proferida pelo presidente de honra do 45º CBG, Breno Augusto dos Santos.


Serviço: O 45º CBG, com tema “Desenvolvimento e Mudanças Globais: a Importância das Geociências”, acontecerá no período de 26 de setembro a 1º de outubro de 2010, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.   As inscrições serão feitas até o dia 26 de setembro, primeiro dia de programação, na Secretaria do Evento, no Hangar. Mais informações, e programação completa, no site oficial: www.45cbg.com.br

Nenhum comentário: