segunda-feira, 13 de setembro de 2010

45º Congresso Brasileiro de Geologia

Congresso de Geologia debate temas atuais no Hangar

Belém está em contagem regressiva para o 45º Congresso Brasileiro de Geologia, que reunirá comunidade geocientífica e sociedade interessada.

Começou a contagem regressiva para o 45º Congresso Brasileiro de Geologia, o mais importante evento brasileiro das Geociências que, após um hiato de 22 anos, volta ao Pará, para discutir o futuro do planeta, em face das constantes mudanças ambientais, sob o prisma do geocientista.

Durante seis dias - de 26 de setembro a 1º de outubro de 2010 - o Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, será o cenário de Minicursos, Simpósios Temáticos, Sessões Técnico-Científicas, Fóruns Especiais, Conferências Plenárias, Mesas Redondas, Reuniões Gerais e Lançamento de Livros Técnicos, com a participação dos mais importantes nomes das Geociências do País, além de vários convidados estrangeiros. Além disso, duas excursões serão realizadas, à Província Mineral de Carajás e ao Distrito Industrial de Barcarena. Uma importante ação do evento é a realização da EXPOGEO 2010, uma feira de produtos e serviços relacionados à área das Geociências, cuja visitação será aberta e gratuita a todos.

“Todas estas atividades foram possíveis graças à massiva participação da comunidade geocientífica, que elegeu o 45° Congresso Brasileiro de Geologia como palco para compartilhar com todos os resultados de seu trabalho e experiências”, afirma Lúcia Travassos, presidente da Comissão Organizadora do 45º CBG. Os resultados: mais de 1.850 trabalhos técnicos foram inscritos e serão apresentados em diversas atividades. “O número superou todas as expectativas da Comissão Organizadora”, diz Lúcia.

Nomes de quilate - As principais conferências do evento serão proferidas por profissionais com atuação destacável na área das Geociências, a saber:

Breno Augusto dos Santos - Presidente de Honra do 45º CBG. Descobriu os depósitos de ferro de Carajás, em 1967, e participou de toda a história de Carajás, desde a descoberta até a implantação da primeira mina de ferro. Hoje é consultor do BNDES na avaliação dos projetos da Vale, em Carajás.

Luiz Carlos Baldicero Molion - Diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Sem dúvida é o pesquisador brasileiro que mais se destaca na mídia para falar sobre mudanças climáticas globais. Critica duramente a hipótese de que o homem é o maior agente causador das mudanças climáticas, pois acredita que estas são fruto de processos naturais.

Guilherme Estrella de Oliveira - Diretor de Pesquisa e Exploração da PETROBRAS, setor responsável pelas grandes descobertas do Pré-Sal.

Umberto Giuseppe Cordani – Professor titular do Instituto de Geociências da USP, atualmente considerado um dos principais pesquisadores em atividade na área de Geologia, com reconhecimento internacional.


Geociências ao alcance de todos - Professores de Ciências das redes municipal e estadual da educação básica foram convidados a participar gratuitamente do curso: “O ENSINO DE CIÊNCIAS DO SISTEMA TERRA”, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de setembro, no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) - Avenida Gov. José Malcher, 1148 - Nazaré. A organização recebeu inscrições de todo o estado e aproximadamente 80 educadores estarão no curso.

A participação dos professores no curso foi resultado de uma parceria com a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Escola Tenente Rêgo Barros, Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), que, inclusive, trará docentes de municípios do interior do Estado para participação na capital: Abaetetuba, Ananindeua, Bragança, Castanhal, Curuçá e Mosqueiro.


Cultura de quilate - Para quem vai participar do evento ou pretende participar da programação social/cultural, o 45º CBG trará orquestra de violinos, arrastão de boi, festa de ritmos e lançamentos de livros. Para o 45º Congresso Brasileiro de Geologia, a Comissão Organizadora disponibilizou as programações técnica, social e cultural no site oficial do evento: http://www.45cbg.com.br.


Concurso de fotografias - A terra, a arte e o olhar. A mistura é a receita para o Concurso de Fotografia do 45° Congresso Brasileiro de Geologia que foi aberto aos participantes do evento, além de sócios da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), assim como todas as entidades conveniadas: ABAS, ABEQUA, ABGE, SBGf, SBGq, SBP, SUG e UGB. 120 fotografias foram inscritas por profissionais e estudantes de diversas partes do País, em cinco temas distintos: “Detalhes Geológicos”, que inclui fotos de detalhe de amostras - rochas, minerais, minérios, fósseis, sedimentos - e qualquer material geológico, ou fotomicrografias obtidas em microscópio convencional, microscópio eletrônico; “Conceito Geológico”, para fotos que apresentem de modo criativo, inclusive metafórico, um conceito em Geologia; “O Geocientista e o Planeta Terra”, para imagens que expressem reflexões sobre o presente e o futuro de nosso planeta sob a ótica do Geocientista; “Trabalho de Geólogo”, modalidade em que as fotos devem explorar situações do cotidiano vividas pelo geólogo no desenvolvimento de suas atividades práticas, seja no campo, escritório ou laboratório; e por fim, “Atividade Exploratória”, em que podem ser incluídas fotos de flagrantes da atividade mineirária lato sensu, incluindo a exploração/explotação em minas, em plataformas petrolíferas, em aqüíferos e bacias hidrográficas, em garimpos, entre outros. O concurso de fotografia (inscrições encerradas) premiará os grandes vencedores com netbooks.


Excursões - No dia 30 de setembro está programada uma excursão ao Distrito Industrial de Barcarena, coordenada pelo geólogo Jaime Barbosa, na qual os 25 inscritos conhecerão a área industrial das empresas IMERYS Rio Capim Caulim e ALBRAS.

Nas instalações da IMERYS RCC serão apresentados aos visitantes todo o processo de beneficiamento do caulim, cuja exploração é feita na mina de Ipixuna. Segundo Jaime Barbosa, alguns dos importantes usos do caulim são na pigmentação da celulose para produção de papel e na indústria cosmética.

"Na ALBRAS será conhecido o processo de produção de alumínio, a partir da alumina produzida pela ALUNORTE, que tem como origem a bauxita oriunda de minas da região do Trombetas e de Paragominas", afirma Barbosa.

Os geólogos Albano Leite, Davis Oliveira e Marcelo Oliveira estão na coordenação da excursão pós-congresso à Província Mineral de Carajás, que ocorrerá no período de 2 a 7 de outubro, com apoio da Vale. As 20 vagas oferecidas pela organização do congresso foram rapidamente preenchidas por profissionais de diversos estados, “o que demonstra o grande interesse em conhecer as minas de ferro de Carajás e a mina de cobre do Sossego, operadas por aquela empresa”, diz Albano.


Local do evento - O Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, é um dos maiores do Brasil. Com aproximadamente 64 mil metros quadrados, que serão totalmente ocupados por pesquisadores, estudantes e pelo público interessado em debater o desenvolvimento e as mudanças globais, sob a perspectiva da Geologia. Conhecer a fundo esta Ciência e outras Ciências da Terra é o ponto de partida desta viagem.


Sala de Imprensa - Os jornalistas poderão ter acesso a releases,notas, sugestões de pauta, fotografias e notícias veiculadas em mídia impressa e online sobre o evento. A Máquina Comunicação disponibiliza ainda notícias diárias sobre o congresso no um blog www.maquinacomunicacao.blogspot.com. Siga-nos também no twitter: www.twitter.com/maquinabel para acompanhar passo a passo a produção do 45º CBG.


Serviço:
O 45º CBG, com tema “Desenvolvimento e Mudanças Globais: a Importância das Geociências”, acontecerá no período de 26 de setembro a 1º de outubro de 2010, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O prazo para inscrições on line encerrou no dia 7 de setembro, quando foram contabilizados cerca de 2.500 inscritos, mas poderão ser novamente realizadas a partir do dia 26 de setembro, primeiro dia de programação, na Secretaria do Evento, no Hangar. Mais informações no site oficial: www.45cbg.com.br


A Máquina atende o 45º Congresso Brasileiro de Geologia, por meio da Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Norte.

Nenhum comentário: