domingo, 26 de setembro de 2010

Começa hoje o 45º Congresso Brasileiro de Geologia

Desenvolvimento e mudanças globais debatidos em congresso de geocientistas
Belém é sede do 45º Congresso Brasileiro de Geologia, que reunirá profissionais e estudantes da área das Ciências da Terra de todo país e do exterior.

Geocientistas de diversos pontos do país e do mundo estarão em Belém para o 45º Congresso Brasileiro de Geologia, o mais importante evento brasileiro das Geociências na América Latina que ocorrerá de 26 de setembro a 1º de outubro de 2010, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. “O congresso é uma oportunidade de retomar, na Amazônia, o debate que já foi mais intenso no passado, sobre a mineração nessa região. Esse evento será um marco no Brasil no debate sobre mineração”, afirma Breno Augusto dos Santos, presidente de Honra do 45º CBG, que fará a conferência magna "A Amazônia se transforma: para o bem ou para o mal?”, no dia 27, às 11h40. O geólogo foi descobridor dos depósitos de ferro de Carajás, em 1967, e atualmente é consultor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na avaliação de projetos da Vale, em Carajás.
A abertura oficial do evento ocorrerá no domingo, dia 26, às 19h, com premia~ção dos geólogos que se destacaram em 1009 e 2010, iniciando uma série de Minicursos, Simpósios Temáticos, Sessões Técnico-Científicas, Fóruns Especiais, Conferências Plenárias, Mesas Redondas, Reuniões Gerais e Lançamento de Livros Técnicos, com a participação dos mais importantes nomes das Geociências. O evento contará ainda com a EXPOGEO 2010, uma feira de produtos e serviços relacionados à área das Geociências, cuja visitação será aberta e gratuita a todos.
O congresso terá como tema central o “Desenvolvimento e Mudanças Globais: a Importância das Geociências”, que expressa uma preocupação mundial centrada na sobrevivência do Homem no Planeta Terra, missão em que a comunidade geocientífica, pela essência de seu conhecimento, tem muito a contribuir. Nesse sentido, o presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Geologia, Herbet Conceição, destaca um tema que ainda é polêmica entre os cientistas da Geologia: a interferência humana nos ciclos da natureza. “A terra passa por processos cíclicos há bilhões de anos, aquecendo e resfriando. Resta saber se a atuação do homem está diminuindo ou aumentando esses ciclos”, afirma Herbet, sobre a discussão cada vez mais intensa sobre o aquecimento global e seus reflexos no meio ambiente.
Um dos destaques da programação é a mesa-rendonda “A atuação do BNDES na Amazônia”, inaugurando a participação do banco no congresso de geocientistas. Herbet vê o encontro como uma importante oportunidade de discutir o planejamento estratégico para o setor mineral, sobretudo de forma sustentável. “O BNDES tem linhas de ação voltadas para a Amazônia, e nesse encontro poderão perceber a importância do geocientista nesse planejamento”, comenta Herbert, que presidirá a Assembléia Geral da SBG, no dia 29, às 18h, na programação do 45º CBG.

Serviço:
O 45º CBG, com tema Desenvolvimento e Mudanças Globais: a Importância das Geociências”, acontecerá no período de 26 de setembro a 1º de outubro de 2010, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.   As inscrições serão feitas até o dia 26 de setembro, primeiro dia de programação, na Secretaria do Evento, no Hangar. Mais informações, e programação completa, no site oficial: www.45cbg.com.br

Nenhum comentário: